Algumas coisas me deixam perplexo e talvez uma das que mais me cause desconforto é a mania que o povo tem em focar o problema ao invés de focar na solução.Um dos maiores exemplos é a telefonia móvel no Brasil. Pagamos as taxas mais altas pelos serviços e temos, creio eu, um dos piores atendimentos. Pensando rapidamente não consigo lembrar de nenhuma, NENHUMA pessoa que não tenha tido pelo menos um problema com as teles.
Contas que não são nada Claro, ligações nas quais não se consegue nem falar Oi, sinal mais morto do que Vivo. Tudo para você viver sem limites. Sem limites da paciência.
Contas que não são nada Claro, ligações nas quais não se consegue nem falar Oi, sinal mais morto do que Vivo. Tudo para você viver sem limites. Sem limites da paciência.
A cereja do bolo é que temos uma agência - ANATEL - que tem como função regulamentar e fiscalizar a operação das telefônicas. Não consigo vislumbrar um panorama onde não existisse essa agência tão eficaz. Você só conseguiria telefonar uma vez por dia? Suas contas viriam multiplicadas como Gremilins?
No site da ANATEL (http://www.anatel.gov.br/Portal/exibirPortalInternet.do#) é tido como missão da agência:
"A missão da Anatel é promover o desenvolvimento das telecomunicações do País de modo a dotá-lo de uma moderna e eficiente infra-estrutura de telecomunicações, capaz de oferecer à sociedade serviços adequados, diversificados e a preços justos, em todo o território nacional."
"...oferecer à sociedade serviços adequados...e a preços justos..." Creio que essa parte ficou apenas na intenção porque a realidade é bem distante disso.
A coroação vem com a criação de um tribunal especial cível apenas para atendimento de problemas relacionados a telefonia móvel. BRILHANTE! Ao invés de fiscalizar e resolver o problema na raiz, não, vamos apenas resolver a situação daqueles que já foram lesados, que ja perderam dias de tranquilidade, que ja perderam compromissos, que foram colocados no SPC sem serem comunicados. Não se previne, não se evita que o erros ocorram, o ônus sempre fica por conta da parte lesada.
Minha esperança é uma mudança na forma de se encarar as coisas e que se busque a resolução dos problemas na sua essência, não a resolução das consequencias do problema. Citei apenas o caso das operadoras de celular mas podemos extrapolar para praticamente todas as esferas de governo - problemas de trânsito, desastres ambientais, entre outros. Enquanto não houver um gerenciamento e uma visão holística dos problemas dificilmente sairemos dessa pendenga eterna.